Fisica
Energia cinética é a forma de energia que os corpos em movimento possuem. Ela é proporcional à massa e à velocidade da partícula que se move. Quando um corpo de massa m está se movendo a uma velocidade v, ele possui energia cinética Ec,que é dada por:
Relação entre trabalho e energia cinética
Supondo que um corpo esteja em movimento e passe pelo ponto A, nesse momento, ele possui energia cinética ECA. Considere que uma força é exercida sobre esse corpo e sua velocidade seja alterada, de forma que ele passe por um ponto B com energia ECB. Quando essa força F é aplicada sobre o objeto, ela realiza trabalho TAB, que corresponde à variação da energia cinética entre os dois pontos. O trabalho total realizado sobre um corpo é igual à variação da energia cinética
Dessa forma, o trabalho TAB é dado pela equação:
TAB = ECB - ECA
Essa lei também é chamada de teorema do Trabalho – Energia Cinética e pode ser enunciada da seguinte forma:
“O trabalho total realizado sobre um corpo que se desloca entre os pontos A e B é igual à variação da energia cinética entre esses dois pontos.”
Exemplos:
O velocímetro de um automóvel registra 108 km/h. Sabendo que a massa do automóvel é 700 kg,determine a energia cinética.
Ec = m.v ² / 2
Massa = Quilograma
Velocidade : Metro / Segundo
Energia Cinética : Joules
Transformando a velocidade de km / h para m / s :
108 km/h / 3,6 = 30 m/s
Ec = 700 . 30² / 2
Ec = 700 . 900 / 2
Ec = 630000/2
Ec= 315000 Joules
Resposta : 315000 Joules ou 315kJ
ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL
É definida como energia potencial gravitacional a forma de energia associada à posição em relação a um referencial, sendo que neste caso, há a interação gravitacional entre a Terra e um determinado corpo.
Todo corpo em queda livre está sujeito a uma mesma aceleração de direção vertical e sentido para baixo. Esta aceleração recebe o nome de aceleração gravitacional (g) que tem um valor aproximado de 9,8 m/s2