fisica
Joule foi um físico e cervejeiro britânico.
Estudou, juntamente com seu irmão, com Dalton.
Joule colaborou com William Thomson, mais conhecido como Lorde Kelvin no desenvolvimento da escala absoluta de temperatura, hoje denominada escala Kelvin.
Também formulou a lei entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado por ela. Com esse trabalho, ele esperava ingressar na Royal Society, mas como não era engenheiro nem trabalhava na academia, era visto como apenas um amador de província. Felizmente, a história lhe fez justiça e essa lei é hoje chamada de Lei de Joule.
No entanto, sua contribuição mais revolucionária para a Física foi para aPrimeira lei da Termodinâmica e para o Princípio de Conservação de Energia, especialmente por seu famoso experimento que demonstra a equivalência entre calor e trabalho.
A queda do peso fazia as pás dentro da água girarem, causando um aumento de sua temperatura, pela transformação do trabalho, realizado pela força gravitacional sobre o peso, no calor que, transferido para a água, a aquecia. Joule foi capaz de medir com grande precisão essas duas quantidades e determinou sua equivalência como
No entanto, a visão de Joule encontrou muita resistência, especialmente por, de forma semelhante ao experimento de rumford, visto acima, implicar num suprimento inesgotável de calórico, aparentemente contradizendo a Teoria do calórico, que até serviu de base para o Ciclo de Carnot, como vimos acima.
Seus resultados foram considerados compatíveis com a Teoria cinética dos gases, proposta porDaniel Bernoulli, como vimos na aula A Revolução na Matemática, a qual era considerada apenas uma teoria alternativa à Teoria do calórico.
Em 1850, Clausius demonstrou que era possível compatibilizar o Princípio de Carnot com a Teoria cinética dos gases se a conservação do calórico se transformasse no Princípio de conservação de energia.
Em 1865, Clausius introduziu o conceito de