Fisica
A tireoidite é uma inflamação crônica da glândula, que ao longo de vários anos leva a uma parada lenta e progressiva do seu funcionamento e ao hipotireoidismo. Esta doença tem grande incidência familiar e poucos sintomas, geralmente sendo feito o diagnóstico após os 50 anos, quando as alterações causadas pelo hipotireidismo já estão bem instaladas – obesidade, queda de cabelos, unhas e cabelos fracos e secos, pele seca e enrugada, falta de disposição geral, depressão, mau humor. As primeiras alterações já podem ser diagnosticadas na adolescência, e o acompanhamento é importante para se determinar quando o tratamento medicamentoso deve ser iniciado – antes da instalação dos sintomas do hipotireoidismo. Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Caso você note alguma alteração no pescoço (na frente, abaixo do gogó), ou haja algum caso de doença da tireóide na sua família, não deixe de comentar o seu médico.
Para que serve a glândula tireóide?
A tireóide é produtora dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) responsáveis pelo controle de diversas partes do metabolismo dos órgãos do corpo humano. Sua atividade (produção e liberação dos hormônios) é controlada pela hipófise, através de uma substância chamada TSH (hormônio estimulante da tireóide).
Quais as doenças que podem acometer a glândula tireóide?
A tireóide pode sofrer de doenças que acometam sua forma (aumento difuso ou nodular), sua função (hipertireoidismo ou hipotireoidismo) ou ambas. Os nódulos de tireóide podem ser únicos ou