Fisica
USO DO OHMÍMETRO
OBJETIVOS:
a) utilizar o ohmímetro para medidas de resistência elétrica;
b) familiarizar com as escalas do instrumento;
c) identificar o valor da resistência ôhmica de um resistor pelo código de cores.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
RESISTORES:
1- DEFINIÇÃO: Resistores são componentes que tem por finalidade oferecer uma oposição à passagem da corrente elétrica, através de seu material.
2 - TIPOS: 2.1 - Fixos 2.2 - Não fixos 2.2.1 - Variáveis: potenciômetros 2.2.2 - Ajustáveis: trimpots
3- MATERIAIS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO: 3.1 - Filme de carbono 3.2 - Fio especial (fio resistor) 3.3 - Filme metálico 3.3.1 - Níquel 3.3.2 - Níquel-cromo 3.3.3 - Cromo-silício 3.4 - Chip
4- APLICAÇÃO DOS TIPOS DE RESISTORES: 4.1 - Filme de carbono - uso geral 4.2 - Fio especial - potência e instrumentos 4.3 - Filme metálico - precisão, uso geral, fusistor e potência 4.4 - Chip - montagem em superfície (SMD)
5- PRINCÍPIO DE FABRICAÇÃO: Normalmente os resistores possuem um corpo cilíndrico de cerâmica de alta qualidade, que pode ser de SiO2 (óxido de silício) ou de Al2O3 (óxido de alumínio), sobre o qual será depositado o filme homogêneo apropriado. Nas extremidades do cilindro recoberto são colocadas as tampas de contato de aço galvanizado com cobre e estanho sob uma pressão média de 20kg. Sobre as tampas são soldados os terminais, normalmente de cobre eletrolítico estanhado, sendo esta solda feita por fusão.
Para a obtenção de toda a gama de valores resistivos é feito um sulco de conformação helicoidal, de tal forma que o resistor propriamente dito é constituído de uma placa helicoidal de filme em torno do bastão de cerâmica.
Para esse serviço utiliza-se máquinas especiais de corte e raio laser para o ajuste final do valor do resistor. Portanto, para se obter o valor do resistor são utilizados simultaneamente dois processos: a)