Fisica
Exemplo: O disco inteiro gira com a mesma rapidez angular, mas joaninhas situadas a diferentes distâncias do centro dele viajam com valores diferentes da rapidez tangencial. Uma joaninha duas vezes mais distante, move-se duas vezes mais veloz.
2. A inércia depende da massa; a inércia rotacional depende da massa e de algo mais. O quê?
A inércia rotacional depende da distribuiçao de massa em torno do eixo de rotaçao, sendo o quadrado da massa em relaçao ao eixo.
3. O que um torque tende a produzir em um objeto? Explique.
O torque é a contrapartida rotacional da força. A força tende a alterar o movimento, o torque tende a alterar o estado de rotação e fazê-lo girar.
4. O que foi que Newton descobriu sobre a gravidade?
Isaac Newton descobriu que a gravidade é universal, isto é, não se trata de um fenômeno único para a Terra, como seus precedentes haviam suposto. Newton reconheceu que uma força de algum tipo devia atuar sobre os planetas, cujas órbitas, ele sabia, eram elipses, de outra maneira suas trajetórias seriam em linhas retas. Newton pensou que a força sobre cada planeta estaria dirigida para um ponto fixo central (apontado para o sol). A força da gravidade é a mesma força que puxa uma maçã do alto de uma árvore.
5. Enuncie a lei da gravitação universal de Newton. Depois, expresse-a por meio de uma equação.
Toda coisa atrai qualquer outra coisa, de uma maneira simples que envolve apenas massa e distância. De acordo com Newton toda massa atrai outra massa com uma força que é diretamente proporcional ao produto das massas envolvidas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.