Fisica
O ESPECTRO ELETROMANÉTICO
RAIO X
ALUNOS: AMANDA BUTINHOLI, ENZO PIRES, LUCAS MIRANDA E STEFANY REIS.
PROFESSOR: SAIMON SILVEIRA ANDRADE.
RAUL SOARES, SETEMBRO DE 2014
COLEGIO ANGLO DE RAUL SOARES
O ESPECTRO ELETROMANÉTICO
ONDAS DE RÁDIO
ALUNOS: AMANDA BUTINHOLI, ENZO PIRES, LUCAS MIRANDA E STEFANY REIS.
PROFESSOR: SAIMON SILVEIRA ANDRADE.
RAUL SOARES, SETEMBRO DE 2014
Indroduçao
Quando os diversos tipos de ondas eletromagnéticas são ordenadas de acordo com sua freqüência, ou com seu comprimento de onda, o arranjo obtido é chamado espectro eletromagnético. Uma fonte de radiação como o Sol, uma chama, uma descarga elétrica ou um sólido incandescente nunca produz ondas eletromagnéticas de uma única freqüência, mas, em vez disso, uma mistura de ondas com muitas diferentes freqüências.
O espectro eletromagnético pode ser resolvido, ou separado, por instrumentos como prismas ou espectrômetros. Em princípio, o comprimento de onda de uma onda eletromagnética pode assumir desde valores muito pequenos como os dos raios gama, até valores extremamente elevados como os das ondas de rádio.
As ondas eletromagnéticas são criadas pela movimentação dos elétrons, elas possuem diferentes características físicas. As ondas eletromagnéticas independem da existência ou não de um meio físico, podendo assim propagar-se até mesmo no vácuo. A faixa de comprimentos de onda ou freqüências em que se pode encontrar a radiação eletromagnética é ilimitada A descoberta do raio-X deu-se em Novembro de 1895, quando o físico Wilhelm Conrad Rontgem (1845-1923) fazia pesquisa em um tubo de raios catódicos. No momento em que ele ligou o tubo, aconteceu algo que não era esperado perto do tubo, uma placa de um material fluorescente brilhou. Esse brilho persistiu ate quando ele colocou um livro e uma folha de alumínio entre o tubo e a placa.
Em Dezembro Rotgem fez a