Fisica
ONDAS:
Uma onda mecânica é causada por uma perturbação em um meio material elástico. Tendo o meio propriedadas elásticas, esse distúrbio se propaga.
Há ondas mecânicas transversais e longitudinais. Uma onda mecânica tem as seguintes características: As ondas podem se superpor e podem interferir construtiva ou destrutivamente.
As ondas tem amplitude, comprimento de
ECO!
onda λ, período (tempo necessário para onda percorrer 1 comprimento de onda), frequência (1/T - inverso do período – número de comprimentos de onda que passam em um determinado tempo por um ponto)
A velocidade da onda mecânica é dada por: v=λf
As ondas mecânicas sofrem reflexão e atenuação. v = λ/T = λ f
ONDAS:
Podemos dizer que uma onda sonora é gerada quando um elemento vibrador causa uma perturbação em um meio material que resulta em variações de pressão no meio ao seu redor. Caso esse meio seja o ar, essas variações de pressão resultam na rarefação e compressão das moléculas do ar que se propagam.
Uma onda sonora pode também se propagar em sólidos, líquidos e outros gases.
ONDAS SONORAS
Toda onda carrega uma energia que é proporcional ao quadrado da amplitude A, E α A2.
Ou seja, quanto maior é a perturbação que uma onda causa no meio, mais energia ela carrega. Já a Intensidade é a energia por unidade de tempo e de área (S), I = (E / t S). Ou seja, quanto maior a amplitude, maior é a intensidade dessa onda.
A intensidade está relacionada com o som ser fraco ou forte. A frequência está relacionado ao som ser grave ou agudo.
A onda sonoro pode se propagar em sólidos, líquidos ou gases. E a velocidade depende do meio. No ar é cerca de 340 m/s.
A velocidade no ar depende da temperatura, a 0 graus é 331 m/s; a velocidade aumenta 0,61 m/s a cada 1 grau de aumento.
O OUVIDO HUMANO
O ouvido humano pode detectar intensidades que vão desde 10-12 W/m2 até 1 W/m2. Como o ouvido humano não apresenta uma resposta linear