Fisica
CURSO: QUÍMICA INDUSTRIAL
TERMODINAMICA
ITACOATIARA – AM
2010
JOSIANE AMORIM REIS
TERMODINAMICA
Relatório entregue para obtenção de nota parcial na disciplina de Física Experimental II, sob orientação do Professor Arione Assis de Araujo no Curso de Química industrial.
ITACOATIARA – AM
2010
Introdução
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não é perceptível a olho nu, necessitando assim de equipamentos, como o microscópio, para poder visualizar.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles é aumentada, assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata. De uma forma geral, todos os corpos dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida.
A dilatação linear é aquela que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material. Imagine a seguinte situação: uma barra de metal de comprimento Li à temperatura ti, é aquecida até uma determinada temperatura tf. O que se percebe é que a barra, após o aquecimento, não tem mais o mesmo comprimento, ou seja, ela sofreu uma variação na sua dimensão, no seu comprimento, ela dilatou. Veja:
Onde ΔL = Lf – Li é a variação do comprimento, ou seja, a dilatação linear da barra. E Δt = tf – ti é a variação da temperatura da barra. Experimentalmente verifica-se que:
Objetivo
Este experimento tem com objetivo o estudo da termodinâmica, dilatação linear de um material, determinação do coeficiente de dilatação linear, determinação da variação de comprimento devido a variação de