Fisica
1) Atualmente existe uma tendência mundial de utilizar o calor do Sol para aquecer a água ou outra substância que pode posteriormente transferir calor para a água, a qual, transformada em vapor, movimenta turbinas e geradores de eletricidade. Uma grande rede de geração elétrica desse tipo está sendo montada para utilizar a energia solar incidente no norte da África para prover eletricidade aos países da Europa. O problema atualmente ainda é o custo dessa modalidade de energia comparado aos custos de fontes tradicionais: na Inglaterra, por exemplo, estima-se que o custo de 1 kWh gerado com a queima de carvão fique em torno de 8 centavos de libra, ao passo que a energia proveniente de acumuladores de calor solar fornece mesma energia a 16 centavos de libra. Os problemas ambientais provocados por essas duas fontes, porém, são desproporcionais, sendo que o uso da energia solar requer pouco mais do que uma área extensa e grandes espelhos para a concentração dos raios solares.
Muito dessa diferença de custo para a produção de energia elétrica está associado a problemas indiretos: os financiamentos possuem taxas de juro maiores, bem como os seguros associados, por se tratar de uma área de pesquisa em desenvolvimento. Os especialistas em energia acreditam que em breve esse cenário deverá mudar, e a energia solar deva se consolidar como grande opção para substituir os tradicionais métodos de geração.
Pelo que foi exposto, pode-se concluir que:
a) a geração de energia elétrica a partir da energia solar é muito cara e não tem perspectiva de ser utilizada comercialmente num futuro próximo.
b) os principais problemas para o uso da energia solar são de ordem tecnológica e vão demorar a ser superados, o que impede que ela seja utilizada.
c) tanto a queima de carvão quanto o uso de energia solar trazem sérios problemas ambientais e devem ser substituídos por uma forma alternativa de geração de energia em breve.
d) os custos