fisica
Sistema nervoso periférico e a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central, que e constituído por fibras. Diferente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefalica.
Esse sistema permite que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações nos permitindo reagir as situações que tem origem no meio externo ou interno.
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
O sistema nervoso periférico constitui-se de nervos e gânglios cranianos e espinhais além de nervos viscerais e gânglios autônomos sua origem principal é a crista neural. Suas células sensitivas apresentam corpos celulares fora do sistema nervoso periférico. Todas as células periférica são bipolares sendo que seus prolongamentos logo se unem formando um tipo de neurônio bipolar.
As células do crista neural do encéfalo em desenvolvimento migram para formar gânglios sensitivos dos nervos trigêmeo, facial, vestibulococlear, glossofaríngeo e vago. Essas células diferenciam-se, ainda em células dos gânglios autônomos, gânglios pré-vertebrais e gânglios dos plexos cardíacos, celiceco e mesentérico. Derivado de células da crista neural. As fibras motoras que saem da medula começam a aparecer por volta da 4 semana, formando a raiz nervosa ventral. A raiz nervosa dorsal é formada pelos prolongamentos centrais dos neurônios do gânglio espinhal. A raiz nervosa ventral mais os prolongamentos periféricos das células do gânglio espinhal formam o nervo espinhal. O nervo espinhal divide-se em: - Ramo primário ventral: inervação dos membros e da parte ventrolateral da parede do corpo; formam os plexos nervosos principais (braquial e lombos sacro). - Ramo primário dorsal: divisão menor; inerva a musculatura axial dorsal, as vértebras, as articulações intervertebrais posteriores e a parte da pele das costas.
DOENÇAS SENSORIAIS E MOTORAS
São sensações