fisica
Há tempos a internet deixou de ser novidade. Isso não quer dizer, porém, que não haja uma infinidade de questões do mundo virtual a serem estudadas ainda. Ao analisar o papel da internet na troca de informações nos dias atuais e, principalmente, o comportamento do jovem nesse contexto, o livro Cabeças digitais – O cotidiano na era da informação apresenta um diversificado panorama de como a tecnologia influenciou a mudança de rotina de pessoas das mais variadas classes sociais.
Composta por 12 artigos, escritos por pesquisadores de diferentes áreas, a coletânea trata de temas relativos ao mundo digital e que cada vez mais interferem no cotidiano da sociedade. Questões como fusão e separação entre real e virtual, identidade, subjetividade e fenômenos da internet – entre eles, a página de relacionamentos Orkut e álbuns de fotografias virtuais (os fotologs) – são abordadas ora por meio de uma análise mais sociológica, ora de maneira mais técnica. Os textos foram selecionados e organizados pela jornalista e psicóloga Ana Maria Nicolaci-da-Costa, do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que também assina um dos artigos.
Na apresentação do livro, a organizadora diz que pretendeu dar à coletânea a lógica de um hipertexto, com um artigo preparando o leitor para o que virá a seguir. Com o decorrer da leitura, porém, a intenção se perde um pouco em meio a repetições de temas e textos muito técnicos. O Orkut, por exemplo, é o tema principal de dois diferentes artigos com abordagem semelhante.
Os artigos que se propõem a fazer um estudo sociológico do papel da internet no mundo atual são os que melhor funcionam dentro do objetivo do livro. O texto que abre a coletânea, Rede de pessoas , é um desses exemplos. Com uma abordagem leve e divertida, a autora traça um histórico de como a internet passou de uma aposta em que poucos se arriscaram a um negócio que movimenta bilhões de