fisica
É a hipófise que através das suas hormonas - LH ou luteoestimulina e FSH ou foliculoestimulina-, controla o funcionamento dos ovários. As três fases do ciclo dos ovários são determinadas por três fases distintas da concentração das hormonas LH e FSH no sangue (consultar O Ciclo Sexual Feminino).
Portanto, nas mulheres durante um período de 28 dias, sensivelmente, repetem-se no seu sistema reprodutor os mesmos acontecimentos, o que se designa por Ciclo Sexual Feminino. FIGURA 2 FIGURA 2 - A: Esquema representativo de um óvulo; B: Fotografia de um óvulo.- A: Esquema representativo de um óvulo; B: Fotografia de um óvulo.
Fecundação
Nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, este fenómeno ocorre nas trompas de Falópio (ou tubas uterinas) quando um espermatozóide "atravessa" a zona pelúcida, que reveste o ovócito II e o 1º glóbulo polar e se torna "impermeável" à penetração de qualquer outro espermatozóide após a entrada do primeiro, de modo a "introduzir" o seu núcleo no ovócito IIque se encontra em metafase II. Em virtude deste "estímulo" termina a meiose originando o ovo ou zigoto e o 2º glóbulo polar, que irá degenerar juntamente com o 1º glóbulo polar.
Encontra-se agora no interior do óvulo o seu pronúcleo (pronúcleo feminino, haplóide) e o pronúcleo masculino (oriundo do espermatozóide, haplóide), que após se fundirem (cariogamia) dará origem à primeira célula do novo indivíduo, o ovo ou zigoto (diplóide – 2n).
Características do óvulo
O óvulo é uma célula arredondada incapaz de