Fisica
UC Jogos Reduzidos
Docente(s) Prof. Isabel Gomes
Data 13 de Dezembro de 2013
Local Nave dos desportos
Horário 9h-12h + 14h-17h
Nome do aluno Paulo Silva
Nº mecanográfico 57643
Tópicos principais abordados na componente lectiva
Modelo de ensino de jogo
Meios de treino
Ensino dos JDC
Planeamento
Análise e discussão dos assuntos abordados
A aula começou com uma breve apresentação por parte da professora. O primeiro assunto foi o treino, o seu significado e aspetos inerentes.
Seguindo-se o modelo de ensino de jogo, onde de forma resumida concluiu-se que é “a forma como cada treinador/professor interpretar as perspectivas existentes, as interrelacionar e as aplicar, conduz à construção de um método “próprio”, que pode ou não corresponder aos modelos teóricos” (power point professora Isabel), sendo que aqui assume uma grande importância para o sucesso aprofundar conhecimentos, ser criativo e inovar.
O treino integrado foi um tema que despertou muito interesse e por isso muito debatido de onde se definiu que o conjunto do treino técnico, tático, físico e psicológico sendo que este último suscita muitas dúvidas e incertezas e, que a aprendizagem deve ser feita em situação de jogo. Ficou ainda ciente que o treinador deve otimizar o treino para aquilo que quer observar e, que os fundamentos básicos do jogo devem estar presentes em todos os momentos (passe, remate, drible, desmarcação). Para quem inicia uma modalidade é muito importante em primeiro lugar descobrir a essência do jogo, saber o que fazer, demonstrando dificuldades em apoiar os colegas, torna-se aqui importante para o treinador dar soluções aos jogadores para estes resolverem os problemas que acontecem no jogo, como por exemplo, controlar a bola, posição, colegas e adversários, tendo a noção que não existem jogadas estereotipadas pois limitam as ações do jogador. Deve existir a criatividade do jogador, uma vez que não existem respostas decoradas, pode é