fisica
Introdução
A apicultura é uma das atividades mais antigas e importantes do mundo, prestando grande contribuição ao homem através da produção do mel, da geléia real, do própolis , da cera, bem como na agricultura, pelos serviços de polinização, além de ser um trabalho agradável. O Brasil possui reservas florestais que proporcionam milhares de toneladas de saboroso mel, de primeira qualidade, aceito pelo mercado mais exigente do mundo.
Para aproveitar esta riqueza natural precisam-se de muitas colméias, que também irá ajudar a garantir a qualidade dos produtos e a produtividade agrícola do pais, mediante a polinização entomófila. As abelhas, além de produzirem o mel, são importantes e indispensáveis como apoio a agricultura , pela polinização e pela preservação da ecologia. Na área do Rio Grande do sul A apicultura apresenta-se como atividade viável para essa Região. Todos os indicadores utilizados apresentaram resultados satisfatórios o preço da venda do mel foi destacado e identificado como a variável de maior efeito sobre a rentabilidade do empreendimento, sendo importantes também o preço da cera aveolada e do açúcar nos custos de produção onde a apicultura não ofereceu risco econômicos na região.
DESENVOLVIMENTO ( DE 3 A 5 PÁGINAS)
1. A apicultura no Brasil
No Brasil, as primeiras colônias de A. mellifera foram introduzidas a partir de 1840, oriundas da Espanha, Portugal, Alemanha e Itália. As primeiras subespécies criadas no País foram: A. mellifera mellifera (abelha preta ou alemã), A. mellifera carnica, A. mellifera caucasica e A. melliferaligustica (abelhas italianas). Naquele tempo, a apicultura era uma atividade rústica e o objetivo principal da maioria dos produtores era atender às próprias necessidades de consumo.
Estudos sobre a produção apícola no Brasil mostram atualmente dados contraditórios quanto ao número de apicultores e colméias, produção e produtividade. Quanto aos apicultores, as