Fisica
Página 1 de 10
MISSÃO
PLANEJAMENTO
NORMAS
ESTATÍSTICAS
FERRAMENTAS
CSIRTs
DICAS
APRESENTAÇÕES
Política de Segurança da USPNet
Apresentação Este documento destina-se a estabelecer uma norma de segurança para a USPnet, em complemento às disposições da Portaria GR 3.082, de 06.10.97, disponível em http://www.cci.usp.br/gestao/cci-gati/etica.html. O documento descreve as Normas quanto ao seu aspecto físico e lógico. Ele é o elemento principal que faz apontamentos para outros documentos relacionados e de leitura recomendada.
Introdução A cada dia novas ameaças à segurança das redes computacionais aparecem, colocando em risco os negócios das Organizações. Portanto, o desenvolvimento, a freqüente atualização e a eficaz aplicação de normas e regras que permitem lidar com tais ameaças são de fundamental importância nos dias de hoje. Existem diversos tipos de ameaças de uma variedade de fontes tais como, fraudes eletrônicas, sabotagem, vandalismo, fogo, etc. Os problemas proporcionados por vírus, hackers, ataques de deny of service - DoS levam à alteração ilegal dos sistemas, à perda de informações e à interrupção do funcionamento normal dos sistemas. Estes têm se tornado cada vez mais comuns, mais ambiciosos e mais sofisticados. A dependência nos serviços, a interconexão de redes públicas e privadas e o compartilhamento das informações colocam as Organizações vulneráveis as ameaças de segurança. Isto tudo serve de motivação para a implantação de uma norma de segurança.
1. Objetivo As Normas de Segurança para a USPnet têm o objetivo de fornecer um conjunto de Regras e Recomendações aos administradores de rede e usuários, visando a proteção e segurança dos equipamentos, dados, pessoas e instalações da Universidade, a saber: Estabelecer procedimentos para a instalação e manutenção de ferramentas, hardware e software, visando a segurança dos sistemas computacionais e de comunicação da USP interligados à USPnet.