fisica
Experiência: Construção de um Termômetro
Objetivo: O objetivo do procedimento era calibrar o termômetro e medir as temperaturas com um termômetro, e identificar a variação do volume do liquido agregada à variação da temperatura.
Introdução: A matéria é formada por partículas pequenas nomeadas átomos e moléculas. Quando aquecida à agitação e as colisões destas partículas tornam-se mais intensas causando a dilatação do corpo. Todos os corpos, líquidos, sólidos e gasosos se dilatam ao receber calor, com exceção do H2O que se contrai quando aquecida de 0º C até a 4ºC, expondo assim um comportamento anômalo nesta faixa de temperatura. Esta propriedade é aplicada entre outras coisas, para construir termômetros, cujo alvo é determinar a temperatura atingida por um corpo ou ambiente.
Para medir a temperatura verifica-se experimentalmente que certa característica dos corpos varia de acordo com as mudanças de estado térmico. Assim, o comprimento da barra, o volume do liquido, a pressão de um gás, a resistência elétrica de um condutor, variam segundo a sua temperatura.
Material Utilizado
01 – Tubo de Ensaio.
01 - Tudo oco de vidro.
01 – Rolha Furada.
01 – Becker.
01 – Termômetro de mercúrio.
01 – Tripé.
01- Garra.
01 – Haste metálica de 50 cm.
01 – Régua.
Álcool Colorido
Gelo Fundente
Procedimento I: I. 1- Colocamos no furo da rolha um tubo longo e estreito de modo que o tubo ultrapassem a outra face da rola 4 cm a 5 cm.
2- Preenchemos o tubo de ensaio totalmente até a borda com álcool colorido, tampamos o tubo de ensaio com a rolha de modo que não fique ar no seu interior.
3- Pressionamos a rolha de modo que o álcool subiu um pouco no tudo.
4- Fixamos o tudo de ensaio com uma garra.
5- Deixamos o termômetro descansar por 10 minutos na temperatura ambiente que equivale á 25ºC e depois desse período medimos a temperatura h da coluna do álcool que equivale á 150 mm, após medimos com o