fisica
ASSUNTOS:
PROFESSOR: Dr.Éden. S.
ALUNO: Israel Amorim Branco.
CURSO: 3 ° Período de Engenharia Civil.
1. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Neste experimento, você aluno do 3° período de Engenharia Civil deverá através da realização deste experimento, saber as características do movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA), compara-lo com o movimento de queda livre, saber que a aceleração é adquirida através da inclinação da rampa entre outras coisas.
Haverá também a criação de gráficos do MRUA, através do estabelecimento e preenchimento de tabelas, com componentes numéricos que serão anotados ao longo do experimento feito com o uso do cronômetro de pulso. Para tanto, será necessário uma base de sustentação com plano inclinado com ajuste angular de escala de 0° a 45°, uma esfera metálica, um imã e um cronômetro de pulso.
1.1 DEFINIÇÃO DOS TERMOS PRINCIPAIS.
Trajetória - É o nome dado ao percurso realizado por um determinado corpo no espaço, com base em um sistema de coordenadas pré-definido.
Velocidade Media - É a soma de todas as velocidades que foram registradas em um determinado período de tempo, dividido pelo número de velocidades registradas.
MRUA - É todo movimento com velocidade variável e aceleração constante.
Aceleração - É a taxa de variação da velocidade, ou seja, é a rapidez com que a velocidade muda.
2. DESENVOLVIMENTO DO EXPERIMENTO Inicialmente montou-se o equipamento em cima de uma mesa e inclinou-se a base de sustentação em aproximadamente 2° gruas e iniciou-se na posição X0 = 0 e em seguida anotou-se nas posições X1, X2 e X3, distanciadas em 0,10m ou 100 mm entre si.Determinou-se o modulo do deslocamento que o móvel sofrera e observou-se o valor na distancia de XO a X1.
Em seguida foi completado a tabela1, na qual o descolamento total ΔX0,3 foi divido em quatro intervalos iguais.
Modulo da posição Inicial(m)
Modulo da posição