Fisica
Na Mecânica clássica, movimento circular é aquele em que o objecto ou ponto material se desloca numa trajectória circular. Uma força centrípeta muda de direcção o vector velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajectória.
O movimento circular classifica-se, de acordo com a ausência ou a presença de aceleração tangencial, em movimento circular uniforme (MCU) e movimento circular uniformemente variado (MCUV).
DESENVOLVIMENTO
O Movimento Circular Uniforme (MCU) consiste num tipo de movimento de trajectória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direcção e o sentido do vector velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é não nulo apenas na componente normal. Podemos aproximar o movimento da lua como um MCU, por exemplo.
ACELERAÇÃO
O somatório das forças neste tipo de movimento é nulo na componente tangencial (componente da aceleração com direcção igual à do vector velocidade podendo ter sentido diferente) e não nulo na componente normal ou centrípeta (sendo esta componente direccionada para o centro da curva) à trajectória. Como tal, o valor absoluto da velocidade (o módulo do Vector velocidade) é constante, variando a sua Direcção e Sentido.
No caso do MCU, a aceleração centrípeta é constante, uma vez que o raio da trajectória é constante por definição, e a velocidade v é também constante dado que a aceleração tangencial é nula. E também usamos mruv !
VELOCIDADE
Num sistema de coordenadas polar, podemos exprimir a posição do corpo em função do ângulo θ. Podemos então definir:
Velocidade angular [pic]
FREQUÊNCIA E PERÍODO
Como a velocidade é constante, podemos escrever