Fisica
Faculdade de Engenharia Agronômica
Campus Altamira
Titulação Ácido-Base
Universidade Federal do Pará
Faculdade de Engenharia Agronômica
Campus Altamira
Laura Batistello Leite
Paula Jaqueline Antes Santana
Paulo Matheus Barbosa Marques da Silva
Rosely da Silva Freitas
Sandy Santos da Fonseca
Titulação Ácido-Base
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Química Analítica da Universidade Federal do Pará no curso Engenharia Agronômica orientado pelo Profº Iselino Nogueira.
SUMÁRIO * 1 INTRODUÇÃO 4 * 2 OBJETIVO 5 * Objetivo Específico * Objetivo Geral * 4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6 * 5 DESENVOLVIMENTO 7 * Metodologia * Planilha de Cálculos Estatísticos básicos * 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 * 7 REFERÊNCIAS 10
1. Introdução:
O caráter ácido ou básico das substâncias é muito importante, pois acaba provocando inúmeras reações, tanto na Química Inorgânica como na Química Orgânica. Os ácidos e as bases são substâncias que formam soluções aquosas condutoras de eletricidade, como, por exemplo, o ácido acético existente no vinagre e o hidróxido de magnésio do leite de magnésia. Ácidos e bases são substâncias que reagem facilmente entre si e têm características opostas; essa oposição é constatada pela mudança de cor dos indicadores –“ o que o ácido faz, a base desfaz”.
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base.
O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles de iões H3O+ provenientes do ácido iguala o