Fisica e Quimica
A realização das quatro actividades tem por objectivo identificar os materiais que contêm amoníaco e/ou compostos de amónio.
Fundamento Teórico
O amoníaco é produzido através de uma reacção entre azoto e hidrogénio. O azoto é obtido do ar atmosférico e o hidrogénio como resultado da reacção entre a água e o gás natural. Esta reacção entre azoto e hidrogénio é reversível, portanto, o rendimento na produção do amoníaco depende de alguns factores, entre os quais a temperatura; a pressão e catalisador.
O amoníaco é uma substância , que em solução aquosa, existe em equilíbrio com o ião amónio. Nas substâncias em que existe o ião amónio é favorável transforma-lo em amoníaco, pois o ião não é detectável de “qualquer maneira”. Com o amoníaco em solução aquosa ocorre ainda o equilíbrio.
O amoníaco é bastante usado na refrigeração devido ao seu elevado calor de vaporização e temperatura crítica. É ainda utilizado em processos de absorção em combinação com a água. A amónia e os seus derivados, tais como a ureia e nitrato de amónio são utilizados na agricultura como fertilizantes. É também componente de vários produtos de limpeza.
O amoníaco é facilmente biodegradável. As plantas absorvem-no com muita aptidão, sendo um nutriente muito importante como abastecedor de Nitrogênio para a criação de compostos orgânicos azotados. Em concentrações muito altas, por exemplo, na água de consumo, pode causar danos graves, já que o amoníaco intervêm no transporte do oxigénio pela hemoglobina. Os organismos necessitam, nesse caso, de manter uma baixa concentração de amoníaco que, caso contrário torna-se tóxico.
Material
Suporte para tubos de ensaio (1)
Amostras de:
- amoníaco (2)
- cloreto de sódio (2)
- açúcar (2)
- detergente (2)
- adubo (2)
- Conta-gotas (5)
- Tubos de ensaio (16)
- Etiquetas (10)
- Placa de aquecimento (2)
- Goblés (3)
- Vareta (1)
- Esguicho (1)
-