fisica e matematica
FÍSICA EXPERIMENTAL I
EXPERIMENTO 1032.013_0
Alunos:
Eliane dos Anjos e Silva Souza
Ana Cristina dos Santos
Idilvan Ferreira Santiago
Licenciatura em matemática – Adeilson Pessoa
Aracaju
01 de Agosto de 2013
1. INTRODUÇÃO:
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei.
Foi o astrônomo, matemático e físico italiano Galileu Galilei o primeiro a observar que o período de oscilação de um pêndulo para medir o tempo. No entanto a sua proposta de utilização de oscilação de um pêndulo para medição de tempo não foi bem aceita.
2. Objetivos Gerais:
Analisar os Pêndulos e suas características .
3. Objetivos Específicos:
Conhecer os pontos existentes em cada pêndulo, seu centro de massa,centro de oscilação e calcular o comprimento do centro de oscilação até um determinado ponto P.
4. Fundamentos teóricos
Pêndulo Simples
O pêndulo simples ideal consiste em uma pequena massa oscilante presa a um fio inestendível.
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio.
Usado na comprovação do movimento de rotação da terra e usado para determinação da aceleração da gravidade.
O período