Fisica Produ O De Energia
DISCIPLINA DE FÍSICA
PRODUÇÃO DE ENERGIA
Vantagens e Desvantagens
Itaboraí,
2015
3002
RENATA BELLO
MARIANA RODRIGUES
SAMUEL BELLO
PRODUÇÃO DE ENERGIA:
Vantagens e Desvantagens
Sobreviver em meio à natureza não era uma tarefa fácil para nossos antepassados. Imagine viver sem geladeira e televisão, ter de caçar o próprio alimento e enfrentar animais ferozes, muitas vezes no escuro! E isso era apenas uma parte do desafio.
Quando aprendeu a controlar o fogo, o homem fez sua primeira grande conquista energética. A partir daí, a natureza estava do seu lado: ele podia usá-la de forma inteligente para se aquecer, cozinhar e se proteger.
FOLHA DE APROVAÇÃO
PRODUÇÃO DE ENERGIA:
Vantagens e Desvantagens
Aprovado em __/__/__
Banca Examinadora
_________________________________
Prof. Patrick Torres
1 RESUMO
Ao longo dos anos, o homem aprendeu a produzir luz, calor e movimento a partir de outros recursos naturais - as chamadas fontes de energia primária, como a água, o carvão, o gás e o petróleo. Esses recursos podem ser renováveis ou não renováveis. Os renováveis, como o sol, os rios, os mares e os ventos, são oferecidos pela natureza de modo constante. Os não renováveis, ao contrário, correm o risco de se esgotar, por serem utilizados em velocidade maior do que o tempo necessário para a sua formação. É o caso dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, e dos combustíveis radioativos, como o urânio, o tório e o plutônio, entre outros.
Depois da atuação do homem, as fontes primárias de energia são transformadas em calor, força ou movimento - aos quais chamamos de energia secundária. Ao chegar aos consumidores, na cidade ou no campo, a energia recebe a denominação de energia final. É o caso, por exemplo, da eletricidade e da gasolina.
Tudo isso é energia. Mas como definir algo tão amplo? Hoje, a ciência define energia como a