fisica pratica 2
OBJETIVO
Determinar a resistência elétrica de dois resistores, e suas respectivas incertezas, por meio de três maneiras distintas:
I – consultando o código de cores;
II – utilizando o ohmímetro de um multímetro digital;
III – calculando a resistência com base na equação V = R.I .
MATERIAL
2 resistores de diferente valores (100 e 220 ohms);
2 multímetros;
1 fonte de tensão variável;
Placa para montagem de circuitos;
4 cabos banana/jacaré.
PROCEDIMENTOS
Incialmente foram calculados os valores da resistência elétrica de cada um dos resistores pela consulta do código de cores, relacionando a cor de cada faixa presente nos resistores com a tabela disponibilizada.
O segundo método utilizado foi a medida pelo uso do ohmímetro, conectando os cabos do multímetro nos resistores.
No terceiro e último método foi montado um circuito simples, que recebeu tensão fornecida pela fonte. Variando a tensão de 0,5 em 0,5 volts, partindo do 0 e chegando a um valor máximo de 6 volts, foram analisados os valores da corrente elétrica presente no circuito, cada vez com um resistor. Após anotação dos dados obtidos, foi feito um gráfico Tensão(V) x Corrente(A) para cada um dos resistores. Com estas informações, foi possível calcular a resistência através da fórmula: V = RxI.
RESULTADOS
Como resultados do primeiro procedimento foram obtidos valores exatos para a resistência dos resistores. O primeiro apresentou 100Ω e o segundo 220Ω, com tolerância de ±5%.
Como resultados do segundo procedimento obtiveram-se valores aproximados aos apresentados no primeiro método, sendo, respectivamente, 98Ω e 216Ω.
Com o terceiro procedimento foram obtidos, também, valores próximos dos apresentados no primeiro procedimento, variando de 95Ω a 102Ω para o Resistor 1 e de 209Ω a 223Ω para o Resistor 2.
Em anexo serão apresentados os gráficos representativos.
CONCLUSÕES