Fisica LEI DE HOOKE
CURSO: ENGENHARIA AGRÍCOLA
PROFESSOR: ANA PAULA
LEI DE HOOKE – USANDO O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS
Jéssica de Souza Borba
Larissa Mayumi
Anápolis-GO
Fevereiro, 2014
1 OBJETIVO
Determinar a constante elástica de uma mola helicoidal e ajustar a uma reta usando o método dos mínimos quadrados.
2 INTRODUÇÃO
Este experimento visa à análise experimental da Lei de Hooke através do uso de molas e pesos em diversos modos de associação. Tal lei pode ser comprovada pela variação linear obtida das medições (distensão da mola) com o aumento dos pesos. Para isto montamos um equipamento que continha um suporte de fixação, régua milimetrada e a mola em questão. Era medido o comprimento inicial da mola, o comprimento final, e depois era retirado o peso e feita uma análise para ver se houve deformação na mola. Por último foi feito os devidos cálculos que eram necessários.
A lei física que determina a elasticidade de corpos, onde é calculada a deformação proveniente de uma força aplicada sobre corpos. Tal que essa força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu estado inicial vezes a característica do corpo ou da mola que sofrera deformação.
No S.I sistema internacional, F em newtons, k em newton/metro e ΔL em metros.
Percebe-se que essa força realizada pela mola é diretamente proporcional ao deslocamento da posição inicial. Após comprimi-la a mola sempre faz uma força contraria ao movimento. Porém como a mola está no sentido contrário de distorção, o sinal se anulará, se tornando positiva.
3 MATERIAL UTILIZADO
Suporte para molas;
Mola helicoidal;
Haste metálica;
Suporte para massas;
Massas aferidas;
Régua milímetrada;
Tripé Estrela.
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Utilizaram-se cinco massas distintas. Em seguida