Fisica lei da gravitação
[pic]
LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
BLUMENAU 2012
INTRODUÇÃO:
A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL FOI FORMULADA PELO FÍSICO ISAAC NEWTON. CONFORME DIZ A LENDA, UMA MAÇÃ CAIU SOBRE SUA CABEÇA E, PORTANTO OBSERVOU QUE A MAÇÃ CAIU POR ALGUM MOTIVO, E ESTE MOTIVO SERIA QUE ALGUÉM ESTARIA “PUXANDO” ELA, ESTE ALGUÉM SERIA A TERRA. MAS ELE FOI MAIS ALÉM DESSE PENSAMENTO, E SUGERIU QUE OS CORPOS SE ATRAEM, OU SEJA, NÃO SOMENTE A TERRA ATRAI A MAÇÃ, MAS ATRAI TODOS OS CORPOS DO UNIVERSO. E NÃO É SOMENTE A TERRA QUE ATRAI TODOS OS CORPOS DO UNIVERSO, MAS TODOS OS CORPOS DO UNIVERSO QUE POSSUI MASSA ATRAEM OUTROS CORPOS QUE TAMBÉM POSSUEM MASSA.
Portanto Newton concluiu:
“Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.
CAMPO GRAVITACIONAL
Quando dois corpos de massas M e m se atraem, dizemos que cada um deles se encontra num campo de força gerado pelo outro corpo, denominado campo gravitacional g. g =G M/ d²
CAMPO GRAVITACIONAL EM FUNÇÃO DA ALTURA
Na superfície da Terra, o campo gravitacional é: g0 = G M
R2
A certa altura, como vimos, o campo será: g = G M
(R + h)2
Sendo assim, ao dividirmos as duas equações acima, temos: g = g0 . R2
(R + h)2
Com base nas Leis de Kepler, Newton conseguiu substituir a formulação geométrica das leis para o movimento planetário pela formulação física de sua famosa lei da Gravitação Universal do movimento. Com os estudos de Kepler foi possível saber como os planetas se movimentavam ao redor do Sol. Mas ainda restava a seguinte dúvida: