fISICA INDUSTRIAL
Rangel-Yagui CO , Lam H , Kamei DT , Wang DI , A Pessoa Jr , Blankschtein D .
A enzima desidrogenase de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) desempenha um papel importante na manutenção do nível da NADPH e na produção de fosfatos de pentoses para a biossíntese de nucleótidos. É também de grande valor como reagente analítico, sendo usado em vários ensaios quantitativos.
Em busca de novas estratégias para purificar esta enzima, o particionamento de G6PD em duas fases aquosas mista (não iônico / catiônico) sistemas micelares foi investigada experimentalmente e teoricamente. Os nossos resultados indicam que a utilização de um sistema micelar misto de duas fases aquosas composto do surfactante não iónico em C (10) E (4), (n-decil-tetra-(óxido de etileno)), e o surfactante catiónico C TAB (n) (brometo alkyltrimethylammonium , n = 8, 10 ou 12) pode melhorar significativamente o comportamento de partição do parente de G6PD ao obtido no aquoso de duas fases em C (10) E (4) do sistema micelar.
Esta melhoria pode ser atribuída a atracções electrostáticas entre as micelas mistas (carregadas positivamente não iónico / catiónico) e a carga negativa líquida de G6PD enzima, resultando na separação da G6PD preferencial para o início, misturado fase micelar da fase aquosa rica em duas fases misturado sistemas micelares. O efeito da variação do comprimento da cauda de surfactante catiónico (n = 8, 10 e 12) sobre o comportamento de desnaturação e particionamento de G6PD no C (10) E (4) / C (n) TAB / sistema tampão foi investigada.
Verificou-se que C (8) TAB é o mínimo de desnaturação a G6PD, seguido por C (10) C e TAB (12) TAB. No entanto, o C (10) E (4) / C (12) TAB / sistema tampão gerado atracções electrostáticas fortes com o líquido enzima G6PD carregada negativamente do que em C (10) E (4) / C (10) TAB / tampão e o em C (10) E (4) / C (8)