Fisica ii
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
F Í S I C A II - TRABALHO (folha 3) ALUNO: | RA: |
1 - INTRODUÇÃO Todos os dias ouvimos frases do tipo "fulano trabalha 12 horas por dia, enquanto sicrano não trabalha". Nessas frases há o termo trabalho, que também comparece em Física mas com significado muito preciso e diferente do anterior. Em Física, trabalho está associado a forças, e não a corpos: diz-se "trabalho de uma força" e nunca "trabalho de um corpo".
2. TRABALHO DE UMA FORÇA CONSTANTE PARALELA AO DESLOCAMENTO
Seja F uma força constante, paralela e de mesmo sentido que o deslocamento AB que o corpo efetua devido à ação do conjunto de forças que nele atuam. Se d é o módulo do deslocamento AB e F a intensidade da força, definimos o trabalho τ da força F:
Trabalho τ da força constante F, paralela e de mesmo sentido que o deslocamento AB, é a grandeza escalar:τ = F.d |
Quando a força favorece o deslocamento, seu trabalho é positivo e denominado trabalho motor. Quando a força se opõe ao deslocamento, seu trabalho é negativo e denominado trabalho resistente.
Por exemplo, se abandonamos um corpo, seu peso favorece o deslocamento: nesse caso, o trabalho do peso é motor. Porém, se atiramos um corpo para cima, seu peso se opõe ao deslocamento: o trabalho do peso será resistente.
3. TRABALHO DE UMA FORÇA CONSTANTE NÃO PARALELA AO DESLOCAMENTO
Vamos estender o conceito anterior para o caso da força não paralela ao deslocamento. Seja F, a projeção da força F na direção do deslocamento AB. Nessas condições, definição, o trabalho da força F é dado por:
4. TRABALHO DE UMA FORÇA QUALQUER
No caso de uma força constante F agindo sobre o corpo, paralela e de mesmo sentido que o deslocamento de módulo d, o trabalho pode ser calculado pela área sombreada no gráfico da figura. Realmente, a área do retângulo corresponde ao produto Fd, isto é:
EXERCÍCIOS
01 - Um bloco parte da posição A e atinge a posição B