FIsica II
CENTRO TECNOLÓGICO UNIGUAÇU
ENGENHARIA CIVIL
GUILHERME CÉSAR BINDER
GUSTAVO MARTINI DE LIMA
IZAC AUGUSTO DIANIN
DANIEL LITWINSKI
JONATHAN PORTELLA
OSCILAÇÕES: MOVIMENTO HARMÔNICO E SUAS LEIS
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME E PÊNDULO
UNIÃO DA VITÓRIA
2014
1 INTRODUÇÃO Este trabalho englobará as Oscilações e seus movimentos através da ciência da física, entre eles os principais que se destacam são os movimentos harmônicos e circulares uniforme e o pêndulo, que são a razão de resolução de diversos problemas hoje existentes na física.
O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento. É um tipo de freqüência do movimento,onde oscila a massa, é explicado por um modelo matemático e diversas leis das quais o trabalho citará, um dos seus exemplos é o pendulo.
O pendulo é um “aparelho” muito utilizado inclusiva na topografia para transmitir clareza e segurança de cálculos, um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
O movimento circular uniforme é ocorrido através de um circulo onde sua velocidade permanece constante independentemente do tempo.
Neste trabalho compreenderá os diversos sistemas e as leis dos movimentos harmônicos transmitindo sua importância para o espaço contemporâneo e demonstrando a importância de sua existência para o funcionamento de alguns sistemas que podem ser utilizados em diversas áreas inclusive na Engenharia Civil para os cálculos e compreensão dos fatores que a compõem, além de demonstrar exemplos de aplicação no cotidiano dos quais não possuímos conhecimento.
Também procuraremos sanar as duvidas referente ao movimento circular uniforme trazendo a fundamentação teórica além de formulas e