Fisica II - ATPS
Questão 01:
No estudo da física, conseguimos expressar matematicamente os fenômenos da natureza. No estudo de mecânica, conseguimos analisar o movimento dos corpos e seu repouso. As leis de Newton nos ajudam perfeitamente na compreensão desta parte da física. No dia-a-dia conseguimos evidenciar as aplicações destas leis. Vejamos os exemplos abaixo:
Exemplo 01:
Vamos imaginar uma pessoa que acaba de embarcar em um ônibus indo para seu trabalho. Assim que a pessoa embarca e vai para o seu lugar, tomando como referência um poste na rua. Quando o ônibus entra em movimento, o passageiro tem a “sensação” de ser “jogado para trás”. Tomando como referência o mesmo poste, tanto o passageiro quanto o ônibus entram em movimento, porém tomado como referência a luminária do ônibus, o passageiro permanece em repouso. “Mesmo assim, a sensação de ter sido jogado para trás”, evidência a primeira lei de Newton, que resumidamente, pode ser descrita: “ Na ausência de forças, um corpo em repouso ou em movimento, tende a permanecer em seu estado inicial”, ou seja, por inércia, o passageiro tende a se manter na mesma posição antes da partida do ônibus.
Exemplo 02:
Vamos supor que estejamos em elevador. De acordo com o movimento do elevador podemos sentir várias sensações. Em uma dessas sentimos uma “alteração” em nossos pés. Isso acontece, devido a força normal aplicada em nossos pés ser igual a força peso e a única aceleração que percebemos é a gravidade, tanto na subida, quanto na descida do elevador. Nesse caso a força resultante é nula, pois a FN (força normal) = P (força peso). Já quando o elevador inicia o movimento de subida, ele faz uma força para cima, tendo aceleração positiva voltada para cima. Com a resultante está na mesma direção, a força normal é maior que a força peso (FN>P). Já quando o mesmo está terminando o movimento de descida, acontece exatamente o contrário, onde P>FN. Poderíamos ainda avaliar outras situações, com o