Fisica Farmaceutica
online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo
Exercício 1:
“Dentro dos nossos pulmões, nos alvéolos pulmonares, as células alveolares tipo II produzem uma mistura de vital importância para o ser humano, conhecida como surfactante pulmonar. Composta em sua maioria por fosfolipídios, essa mistura nos auxilia durante o processo de respiração, facilitando a absorção de oxigênio pelos pulmões.” (Gugliotti, M. Revista Química Nova na Escola, Soc. Bras. Química, 2002). De acordo com o texto acima podemos afirmar que:
A Os surfactantes são substâncias capazes de reduzir a tensão superficial e, com isso, facilitar a difusão do O 2 através dos alvéolos pulmonares.
B Os surfactantes são substâncias capazes de reduzir a viscosidade e, com isso, facilitar a difusão do O 2 através dos alvéolos pulmonares.
C Os surfactantes são substâncias capazes de reduzir a densidade e, com isso, facilitar a difusão do O 2 através dos alvéolos pulmonares.
D Os surfactantes são substâncias capazes de aumentar a tensão superficial e, com isso, facilitar a difusão do O 2 através dos alvéolos pulmonares.
E Os surfactantes são substâncias capazes de aumentar a viscosidade e, com isso, facilitar a difusão do
O 2 através dos alvéolos pulmonares.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A durante o ciclo respiratório os fosfolipideos absorvem na parede interna dos alveolos formando uma monocamada Exercício 2:
1. Um novo material para embalagem foi submetido a teste de transferência de calor tendo sua temperatura aumentada em 8°C ao receber a quantidade de calor (Q) equivalente a 3500 cal.
Caso este material seja submetido a um processo térmico de esterilização onde a temperatura varia de 25°C para 95°C, qual será a quantidade de calor (Q) que este material será capaz de receber? A 437,5 cal
B 70,0 cal
C 50 cal
D 30625 cal
E 245000 cal
O