Fisica Experimental
1. Introdução
Identificar o movimento de seu corpo metálico em uma inclinação determinada pelo professor no laboratório.
A identificação será feita através do reconhecimentodas características dos movimentos estudados na cinemática.
2. Desenvolvimento
2.1 Matérias e Métodos
Neste experimento foi usado:
1 – umabase de sustentação principal com seu plano inclinado articulável ajustado em 15°.
2 – 01 tubo lacrado, contendo óleo, uma esfera de aço e bolha.
3 - 01 imã
4 –01 Cronometro digital
2.2Procedimento
Elevamos a base articulável em 15° e em seguida, com ajuda do imã, colocamos a bola esférica na medida 0 mm e então aferimos o tempo que a mesma percorre o trajeto de 100mm, que foi em 5,98s. Depois, repetiu-se o procedimento para os trajetos de 200mm, 300mm e 40mm, obtendo respectivamente os tempos de 11,10s, 17,23s e 23,04s A velocidade instantânea foi calculada em cada trecho e encontrou-se os valores de acordo com a tabela 1:
Gráfico 1
Gráfico 2
2.3 Discussão
O gráfico de relação espaço pelo tempo é um triangulo retângulo e gráfico de relação velocidade pelo tempo forma um retângulo, que representa o espaço percorrido pelo móvel, todas estas características pertencentes ao MRU.
Foi possível observar uma pequena variação nos tempos aferidos, isto se deve à margem de erro no uso do cronômetro digital. A função horária do MRU pode ser representada por:X= 17,34 . t, considerando as grandezas de espaço e tempo, respectivamente, em milímetros e segundos.
No emprego da função e possível calcular a variação de espaço em relação ao tempo.
Por Exemplo:
No instante 10s é possível afirmar que a posiçãodo móvel é 173,4mm, aplicando a forma experimental foi possível aprovar a edição da função horária, pois o resultado experimental foi igual ao encontrado ao calcular pela função horária.
3. Conclusão
Todas as etapas do experimento proposto:a