fisica experimental
Queda do Viaduto em Belo Horizonte1
Laissa de Sousa Lindoso2
Raisa Marya3
1 DESCRIÇÃO DO CASO
O mundo parou frente a um triste acontecimento. No dia 03 de julho de 2014 parte do viaduto Batalha dos Guararapes localizado na cidade de Belo Horizonte caiu deixando duas pessoas mortas e 23 feridas. Um micro-ônibus, dois caminhões e um carro foram esmagados pela estrutura.
A principal questão debatida mediante a catástrofe foi, quem seria o responsável. Dentre os possíveis estavam o engenheiro, os operários, a construtora, erro no projeto, a falta de fiscalização etc.
É certo que, um erro ocasionou uma grande tragédia e esta poderia ter sido pior, devido à obra esta localizada em uma avenida de grande trafego.
Imagem 1: google_imagens: Desabamento do viaduto em BH.
Estrutura dos viadutos
Estruturalmente os viadutos podem ser divididos em três partes principais: a superestruta, a mesoestrutura e a infraestrutura. Como mostra figura abaixo:
Infraestrutura Imagem 2: GOMES, 2006
Segundo GOMES, (2006 ) a infraestrutura é a parte com a função de transmitir ao terreno os esforços provenientes da mesoestrutura é composta pelas fundações. A mesoestrutura recebe os esforços da superestrutura transmitindo-os para a infraestrutura, sendo normalmente composta por pilares. A superestrutura é constituída pelo tabuleiro da ponte, sendo esta a parte útil da obra. Existi um elemento denominado encontro, utilizado em algumas estruturas de ponte com finalidade de absorver os empuxos dos aterros de acesso, evitando sua transmissão aos demais elementos da ponte (viaduto), servindo também como apoio extremo. Normalmente os encontros são considerados como elementos pertencentes à infraestrutura.
A grande maioria dos viadutos é composta por lajes, vigas principais e secundarias, pilares e as