fisica experimental
Cordas vibrantes
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
Objetivos
Introdução
Arranjo experimental
Procedimento experimental
Análise de dados
Apêndice
Referências
1. Objetivos
Essa experiência tem como objetivo estudar o efeito de ressonância em um fio tensionado e, a partir desse estudo, determinar uma expressão empírica que estabeleça uma conexão entre as freqüências de ressonância desse sistema com todos os parâmetros relevantes ao experimento.
2. Introdução
Em muitas situações do cotidiano, a explicação de um fenômeno experimental pode ser muito complexa do ponto de vista teórico. Apesar disso é importante poder prever o efeito causado por esse fenômeno.
Nesses casos, costuma-se determinar fórmulas empíricas que possibilitem a previsão de uma grandeza física quando o objeto estudado encontra-se em alguma configuração pré-estabelecida. Nesse contexto, uma fórmula empírica não pode ser considerada uma explicação física do fenômeno estudado, mas apenas uma ferramenta de previsão para esse fenômeno.
Quando se quer determinar uma expressão empírica para uma determinada grandeza deve-se, a partir da observação, estabelecer quais parâmetros influenciam a grandeza estudada. Uma vez estabelecida a lista de parâmetros, estuda-se, através de medidas, a dependência da grandeza física com cada um desses parâmetros, mantendo-se todos os outros fixos.
Em seguida, todos os dados obtidos são analisados com o intuito de extrair uma expressão que permita prever o valor da grandeza estudada para um determinado conjunto de parâmetros.
Nesta experiência, realizaremos o estudo do fenômeno de ressonância de um fio tensionado com o objetivo de obter uma expressão que relacione as freqüências de ressonância observadas com os parâmetros do experimento.
Quando um fio tensionado é posto a vibrar, dependendo da freqüência de vibração utilizada, o fio pode entrar em um estado de ressonância, na qual a amplitude da vibração