Fisica Experimental
A Contabilidade, para registrar suas operações, adota o Método das Partidas Dobras.
Este método é universalmente aceito e tem como essência que para cada registro de qualquer operação resultará a um débito em uma ou mais contas deva corresponder a um crédito equivalente, em uma ou mais contas.
Assim:
Não há débito sem crédito correspondente
3.1. Conceito de conta
É o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos do resultado (receitas e despesas).
· Contas sintéticas: Representam o agrupamento de contas identificadas pela sua característica ou origem de forma consolidada ou resumidas, preocupando-se em demonstrar os valores totais de um determinado grupo de contas. Ex. Caixa, Banco, Veículos.
· Contas analíticas: São aquelas que especificam o saldo individual de cada elemento patrimonial. Ex. Caixa SP, Caixa RS, Gol, Banco Itaú.
O elenco de contas é denominado Plano de Contas.
3.2. Classificação das contas
- Contas Patrimoniais ou Integrais, são as contas que constam (aparecem) no patrimônio ou Balanço Patrimonial, quer sejam bens, direitos ou obrigações. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Contas a Pagar, Capital Social, etc.
- Contas de Resultado ou Diferenciais, são as contas referentes a receitas (vendas) e despesas. São utilizadas para apurar se a empresa teve lucro ou prejuízo e pertencem à Demonstração do Resultado do Exercício.
- Contas de Compensação são aquelas utilizadas em um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (Ativo, Passivo e PL), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle interno, sem fazer parte do patrimônio. Exemplo: Contratos de Seguros, Seguros Contratados (Conta de Compensação Ativa) e Contratos de Seguros (Conta de Compensação Passiva).
3.3. Noções de Plano de Contas
O