fisica experimental
1. Objetivo
Verificar a tendência das substâncias em receber ou doar elétrons, formando íons e culminando na criação de corrente e outros fenômenos elétricos.
2. Material
Água sanitária;
Fio de cobre;
Cabo de alumínio;
Garrafa pet;
Led;
Multímetro.
3. Montagem Cortar o fio de cobre e o cabo de alumínio; Cortar a garrafa pet e completar com ¾ de água;
Colocar os metais dentro da garrafa pet; Completar com água sanitária;
Para montar as pilhas são cortadas garrafas pet e colocada a água até ¾ aproximadamente, depois dentro de cada garrafa pet coloca-se os dois metais, os usados nessa experiência foram o Cobre (Cu) e o Alumínio (Al).
4. Embasamento Teórico
Obstinado a provar o poder dos metais em gerar eletricidade, Alessandro Volta ao fazer contato entre uma lâmina de Prata (Ag) e uma de Zinco (Zn), detectou através de um eletroscópio uma pequena eletricidade gerada. Consequentemente surgiu a idéia de empilhar placas de dois metais diferentes com o propósito de obter eletricidade comparada a uma das máquinas elétricas. O próximo passo foi empilhar pares de discos metálicos separados por um papel umedecido em solução salina, observou então que as tensões elétricas se somavam, nascia a primeira pilha elétrica.
Volta ainda propôs outra modificação denominada por ele como Cadeia de Copos, era constituída por algumas vasilhas contendo uma solução salina onde eram inseridas lâminas de Cobre (Cu) e Zinco (Zn).
5. A Experiência
Depois de montadas as pilhas (ligadas em série) apenas com água, gerou uma diferença de potencial elétrico de 1 V. Acrescentando-se a água sanitária conseguimos elevar a diferença de potencial para 2,798 V, sendo assim possível acender o LED.
6. Conclusão
Ficou demonstrado que as substâncias