Fisica experimental
Caroline Marani
Caroline Tetzner de Oliveira
Damaris Ribeiro
Geovana Layla Ramos
Engenharia de Alimentos – 1º semestre
Data da realização do experimento: 20 e 27 de março de 2014
Data de entrega do relatório: 02 de abril de 2014
Objetivo
O objetivo deste experimento foi classificar o tipo de movimento da esfera, se o movimento era M.R.U ou M.R.U.V; Analisar e interpretar gráfico da posição em função do tempo e determinar a velocidade média da esfera;
Introdução Nesse experimento foi possível através de um tubo com glicerina ver qual era o movimento com fundamentos mecânicos da esfera, se esses fundamentos eram de um Movimento Retilíneo Uniforme ou um Movimento Retilíneo Uniforme Variado. Conseguimos calcular também qual era a velocidade média da esfera.
Para um Movimento Retilíneo Uniforme a esfera varia em função do tempo, mantendo uma razão constante que é chamado de uniforme, ou seja, a sua velocidade é constante em todos os intervalos de tempo. Para esse fundamento utiliza-se a função:
l.
Em quem X é a posição em que o objeto observado se encontra no final do percurso
Xo = posição inicial.
V = sua velocidade.
T = tempo. Já para ser um Movimento Retilíneo Univermemente Variado, a velocidade varia uniformemente em razão do tempo. Nesse movimento a aceleração média assim como a sua aceleração instantânea são iguais. Para esse fundamento se tem três funções:
II. Esta função é uma função de velocidade, em que:
V= velocidade final.
Vo= velocidade inicial. a= aceleração (a mesma é constante como consequência, a velocidade varia uniformemente.) t= tempo.
III.
Esta função é uma função que determina a posição, sendo:
X= posição.
Vo= velocidade inicial. t= tempo. a= aceleração. t²= tempo.
IV.
Está é a equação de Torricelli e pode-se usar ela quando não se tem a informação do