Fisica experimental
Projeções Cônicas x Projeções Cilindricas
Desenho Técnico
Projeções Cônicas
A busca da representação de um objeto real num formato bidimensional ao longo dos tempos gerou inúmeras técnicas, entre elas, as técnicas de projeção, onde considera-se basicamente os seguintes elementos: plano de projeção, centro do foco de projeção e objeto a ser projetado no plano de projeção.
fig - centro de projeções, plano de projeções e objeto a ser projetado
Desenho Técnico
Projeções Cônicas (continuação)
Alterando as características geométricas destes três elementos surgem as diversas projeções, que são subdivididas em dois grandes grupos: Projeções Cônicas e Projeções Cilíndricas. A diferença básica entre estas duas famílias de projeções está na localização do que chamamos de “centro de projeção”. Quando o centro de projeções é afastado do plano, seus raios tendem a ficar paralelos, quando consideramos que o centro está no infinito, assumimos que seus raios são paralelos. Se o centro de projeção existe é chamado de “centro próprio(O)”, porém, se considerarmos que ele encontra-se no infinito passa a ser chamado de “centro impróprio (Oinfinito) ”.
Desenho Técnico
Projeções Cilíndricas
As projeções cilíndricas são largamente utilizadas no desenho técnico para transmitir informações relacionadas ao dimensionamento das peças. Elas podem estar posicionadas basicamente de dois modos em relação ao plano de projeção: perpendicularmente (ortogonalmente) ou inclinadas (obliquas). Dependendo do posicionamento dos raios são geradas diferentes de projeção.
fig – projeções cilíndricas obliquas e ortogonais Cada um dos dois casos acima resulta em outras sub famílias de projeções. No caso das OBLIQUAS temos: cavaleira e militar (vôo de pássaro). No caso das ORTOGONAIS temos: Axonométricas e Vistas Ortográficas.
Desenho Técnico
Projeções Cilíndricas Obliquas
Quando temos os raios de projeções cilíndricas INCLINADOS em