Fisica experimental MUR
Física Experimental – Relatório de Aula Laboratorial
Prof.ª Erica - Engenharia Ambiental – P3
Henrique Gianello – RA 201301104621 Mônica Gonçalves da Silva – RA 201202171036 Thiago Coutinho – RA 201202074219
São Paulo 2013
Relatório de Aula Laboratorial nº 01
Experimento: O Movimento Retilíneo e Uniforme (MRU) e suas Características
1. Introdução
O movimento é chamado de retilíneo quando ele se dá ao longo de uma reta em relação a um sistema de referência. Em outras palavras, quando sua trajetória é uma reta. Movimento uniforme é aquele que se dá com velocidade constante.
Tem o objetivo de medir velocidades médias em movimento retilíneo e obter as velocidades instantâneas em função do tempo. Representar graficamente os resultados obtidos, utilizando o gráfico de variação do espaço em função do tempo, obter as velocidades e acelerações correspondentes, calcular os espaços correspondentes às velocidades a partir do gráfico de velocidades. Interpretar gráficos, isto é, relacioná-los às equações correspondentes.
2. A questão do encontro
Uma questão relativamente frequente é a que solicita a determinação do local de encontro de dois móveis. O encontro ocorre quando os dois móveis estiverem na mesma posição do referencial, no mesmo instante de tempo. Em termos matemáticos, isso nos leva a criar um sistema de equações com as funções horárias dos móveis. A solução deste sistema linear fornece o instante e a posição do encontro dos dois móveis. Em um gráfico, posição versus tempo as coordenadas do ponto de cruzamento das retas que representam as funções horárias dos movimentos identificam a posição e o instante em que os móveis se encontraram.
3. Metodologia
a. Materiais
i. Plano articulado graduado; ii. Imã; iii. Cronometro;
b. Método Utilizando um plano articulado graduado, posicionado em 15 graus e um cronometro, coletaremos os