Fisica experimental - movimento simples e lei de hooke
DEPARTAMENTO DE FÍSICA – CCE
EXPERIÊNCIA B3:
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES E LEI DE HOOKE
1. INTRODUÇÃO Foi realizada a experiência B3 com o objetivo de observar que o período de oscilação de um corpo suspenso por uma mola é inversamente proporcional à raiz quadrada da constante elástica da mola. Vários comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke: F = - kX. O sistema massa-mola consiste em um corpo com massa de valor m, presa por uma das extremidades a uma mola de fator de restauração k (constante de deformação), enquanto a outra extremidade está ligada a um ponto fixo.
À medida que afastamos ou empurramos o bloco de massa m da posição de equilíbrio, a força restauradora atua em sentido contrário e proporcional ao deslocamento X.
3.1. EQUIPAMENTO E MATERIAIS UTILIZADOS • Régua vertical com cursores • Mola • Suporte vertical para instalar a mola • Suporte para fixar a massa à extremidade livre da mola • Massas • Cronômetro
3.2. PROCEDIMENTOS Escolhemos uma mola. Instalamos o suporte S e usamos a régua para determinar a ordenada y0. À medida que se foi acrescentando as demais massas ao suporte lia-se na régua os novos valores de y e anotávamos na tabela. A massa do suporte somada à dos objetos que ele sustenta chamamos de Mn. Construímos então uma tabela com os valores de Mn e y. Obtivemos em seguida as distâncias de cada posição y à posição y0. A essas distâncias chamou-se de x, ou seja, x = y0 - y.
Após retiramos-se parte das massas instaladas em S e fizemos o conjunto oscilar verticalmente com pequena amplitude (1 a 2 cm). A massa do objeto oscilante chamou-se de M. Contamos um número grande de