Fisica Experimental Elétrica
Física Experimental III
Aula 2 - Eletrostática
Índice
Resumo_____________________________________________________3
Introdução___________________________________________________3
Experimento_________________________________________________4
Conclusão___________________________________________________6
Resumo
Nesta prática iremos distinguir os processos de eletrização e neutralização das cargas de acordo com os passos descritos no experimento, verificando a distribuição das cargas e descrever o funcionamento do eletroscópio.
Introdução
Gerador eletrostático de correia
O princípio de funcionamento do gerador eletrostático é extremamente simples e foi desenvolvido em 1931 por Van de Graaff.
A máquina consiste essencialmente de uma esfera metálica oca suportada convenientemente no alto de uma coluna isolante. Uma correia em movimento, de material também isolante, transporta cargas, de maneira continua, entre a terra e o terminal de alta tensão. A coleção das cargas e feita utilizando-se um pente de ago colocado no interior da esfera metálica oca onde o campo é nulo, de maneira que a deposição e coleção das cargas e independente da voltagem no terminal de alta tensão.
Eletrostática
É a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso e também os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga elétrica, ou eletrizados.
Experimento
Equipamentos:
- 01 Gerador eletrostático de correia;
- 01 eletrodo com gancho para eletroscópio;
- 01 conexão e pinos bananas;
- Balões de ar;
- Tripés com garras;
- Papel higiênico;
- Papel alumínio;
- Vela e Fósforo;
- Fita adesiva;
- Conexões de fio.