Fisica esperimental
O micrômetro é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos do milímetro. Um micrômetro típico é composto basicamente por um parafuso especial micrométrico, cujo passo é de 0,5 mm por volta completa do parafuso. Isto significa que, a cada volta, o parafuso avança ou recua uma distância equivalente a 0,5 mm. As partes típicas de um micrômetro podem ser vistas na figura 1.
Figura 1. Micrômetro
Observe que a escala fixa contém divisões em mm acima e abaixo da linha horizontal, deslocadas entre si de 0,5 mm. Isto porque, como já foi mencionado, cada volta do parafuso micrométrico, desloca o tambor de 0,5 mm. Isto facilita a leitura. Para realizar uma medida com o micrômetro, deve-se:
1. Posicionar o objeto a ser medido entre as faces da ponta fixa e da ponta móvel, encostado na face da ponta fixa;
2. Girar o tambor até que a face da ponta móvel esteja próxima ao objeto, mas sem tocá-lo;
3. Girar a catraca até ouvir o sinal sonoro de indicação de toque da face da ponta móvel com o objeto;
4. Fazer a leitura em mm na escala fixa acima da linha horizontal (ou seja, ler os milímetros inteiros que estão visíveis antes da borda do tambor);
5. Ver se a marcação de 0,5 mm superior ao último milímetro inteiro medido já está visível;
6. Ler os centésimos de milímetros na escala móvel.
i. A leitura dos inteiros é 17 mm; ii. A marcação de meio milímetro já está aparente, portanto, têm-se mais 0,5 mm; iii. A leitura na escala do tambor é 0,32 mm; iv. O resultado final é 17+0,5+0,32 = 17,82 mm.
Outro exemplo:
i. A leitura dos inteiros é 23 mm; ii. A marcação de meio milímetro não está aparente ainda; iii. A leitura na escala do tambor é 0,09 mm; iv. O resultado final é 23+0+0,09 = 23,09 mm.
2.1 Objetivos
Nesta experiência, o aluno aprenderá a manusear dois instrumentos, o paquímetro e o micrômetro, e a tratar dos dados de forma adequada para obtenção dos resultados experimentais e suas