Fisica do solo
FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL
DEPARTEMENTO DE SOLOS
DISCIPLINA DE FISICA DO SOLO
RELATÓRIO 2
DETERMINAÇÃO DE DIAMETRO MÉDIO E ESTABILIDADE DOS AGREGADOS DE SOLOS
Relatório apresentado a disciplina de Física do solo do 2° semestre de 2009 pelo grupo 1 - turma 2.
Pelotas, novembro de 2009.
DETERMINAÇÃO DE DIAMETRO MÉDIO E ESTABILIDADE DOS AGREGADOS DE SOLOS
A formação e a estabilização dos agregados do solo ocorrem simultaneamente na atuação de processos físicos, químicos e biológicos. Esses processos atuam por mecanismos próprios, em que são envolvidos por substâncias que agem na agregação e na estabilização. Entre essas, as principais são: argila, sílica coloidal, compostos orgânicos, metais polivalentes, carbonato de cálcio, óxido e hidróxidos de ferro e alumínio (Silva & Mielniczuk, 1997).BAVER (1973),cita que a estabilidade dos agregados do solo pode ser resultado da ação de união mecânica por células e hifas dos organismos, dos efeitos cimentantes dos produtos derivados da síntese microbiana ou da ação estabilizadora dos produtos de decomposição que agem individualmente ou em combinação.
O excessivo manejo do solo modifica significativamente as propriedades físicas do solo, principalmente em relação à estabilidade de agregados. A manutenção de uma boa estabilidade de agregados é condição primordial para garantir altas produtividades (Perin et al., 2002). De acordo com BERTOL et al (2001), a degradação das propriedades físicas do solo é um dos principais processos responsáveis pela perda da qualidade estrutural e aumento da erosão hídrica.
Essas alterações são intensificadas quando algumas práticas de manejo do solo e das culturas provocam alterações nas referidas propriedades, principalmente na sua estrutura, podendo tais alterações serem permanentes ou temporárias.
O estudo dos atributos físicos e químicos do solo sempre foi importante instrumento no processo de análise de produtividade e