fisica 3
Capacitor é um dispositivo usado para armazenar energia elétrica. As pilhas de uma máquina fotográfica, por exemplo, armazenam a energia necessária para disparar um flash, carregando um capacitor. Também são usados para sintonizar a freqüência de receptores de rádio; ou como filtros de radio freqüências. Figura 25-1 Vários tipos de capacitores. Fonte: PLT 709
A física dos capacitores pode ser aplicada a outros dispositivos e outras situações que envolvem campos elétricos. O campo elétrico existente na atmosfera da Terra, por exemplo, é modelado pelos meteorologistas como produzidos por um gigantesco capacitor esférico qu descarrega parcialmente através de relâmpagos.
Me. Leandro B. Holanda, email: professorleandrocgms@hotmail.com
25-2 Capacitância
Um capacitor é formado por dois condutores isolados (as placas) com cargas e . A capacitância de um capacitor é definida através da equação
(25-1)
em que é a diferença entre as placas. Na Fig. 25-1a, b e c temos o arranjo conhecido como capacitor de placas paralelas.
(a)
(b)
(c)
Figura 25-1 (a) Um capacitor de placas paralelas, feito de duas placas de área A separadas por uma distância . As cargas das superfícies internas das placas têm o mesmo valor absoluto e sinais opostos. (b) Como mostram as linhas de campo, o campo elétrico produzido pelas placas carregadas é uniforme na região central entre as placas. Nas bordas o campo não é uniforme. Fonte: PLT 709 (c) Padrão de campo elétrico de duas cargas opostas placas condutoras paralelas. Pequenos pedaços de fios em um óleo superfície alinham com o campo elétrico. Fonte:
Serway & Jewett
De acordo com a Eq. 25-1, a unidade de capacitância no SI é o coulomb por volt. Esta unidade ocorre com tanta frequência que recebeu um nome especial, o farad (F):
1 farad = 1 F = 1 coulomb por volt = 1 C/V.
(25-5)
Me. Leandro B. Holanda, email: professorleandrocgms@hotmail.com
Carga de um capacitor
Uma