FISICA 25 DE AGOSTO
FÍSICA
EFEITO ESTUFA
CAMADA DE OZÔNIO
AQUECIMENTO GLOBAL
PROTOCOLO DE RYOTO
FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA
Pirajuí, 25 de agosto de 2015 Nome: Rafael Stader N°43 2°C
EFEITO ESTUFA
Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos.
Os raios solares, ao serem emitidos sobre a Terra, têm dois destinos: parte é absorvido e transformado em calor; enquanto a outra é refletida e direcionada ao espaço, na forma de radiação ultravioleta.
Com a eliminação de muitos gases poluidores, mais da metade da radiação acaba por ficar retida na superfície do planeta, devido a ação refletora dessa camada de gases.
O excesso dos gases estufa, que agem como isolantes por absorver a energia irradiada, formam uma espécie de "cobertor térmico" em torno do planeta, impedindo que o calor volte para o espaço.
A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, são alguns exemplos que auxiliam o aumento da poluição do ar.
CAMADA DE OZONIO
Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida.
Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.
AQUECIMENTO GLOBAL
Aquecimento global é o aumento da temperatura do planeta, causado pelo acúmulo, em grande quantidade, de gases poluentes na atmosfera, acarretando uma maior retenção da irradiação do calor solar da superfície terrestre.
Os gases lançados na atmosfera pelos automóveis, pelas fábricas, entre outros, são os responsáveis por formar uma camada que funciona como um cobertor em torno do planeta impedindo que a