Fisica 1
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas. Assim, a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vários operadores, não são em geral, idênticos. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na reapresentação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.
Devem-se utilizar métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado. A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que é o objetivo da chamada “Teoria dos Erros”.
1.1 Definições
● Medição: Conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza.
● Valor verdadeiro: é o valor que seria obtido de uma medição perfeita e a determinação do mesmo pode ser entendida como o objetivo final da medição. Entretanto, deve ser observado que o valor verdadeiro é por natureza, indeterminado.
● Resultado de uma medição: Valor atribuído ao mensurando, obtido por medição.
● Erro: é a diferença entre o resultado de uma medição e o valor verdadeiro dessa grandeza. Uma vez que o valor verdadeiro é uma quantidade desconhecida, resulta que o erro também o é, ao menos em princípio.
● Desvio padrão experimental: Para uma série de medições de um mesmo mensurado, a grandeza, que caracteriza a dispersão dos resultados é dada pela fórmula:
onde d xi representa a diferença entre o