Fisica 0986 Polia

590 palavras 3 páginas
Relatório de Física
Nome: Dafne de Castro Faustino Série: 1˚ A

Polias
Objetivo: Analisar o funcionamento de sistemas de polias ou roldanas e como elas podem ser usadas para economizar o esforço.
Teoria:
São dispositivos que têm por função mudar a direção e o sentido (mas mantendo a intensidade) da força que traciona ou tenciona um fio ou uma corda ou podem ser usadas para aumentar ou diminuir a intensidade de uma força. Podem ser fixas ou móveis:
Polia fixa: A polia fixa serve apenas para mudar a direção e o sentido da força. Está presa a um suporte rígido, fixo e executa apenas movimento de rotação, não de translação. Ela é muito utilizada para suspender objetos.
Polia móvel: As polias móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois uma parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto. Ela transmite em seu eixo o dobro da força de tração no fio que a envolve.A cada polia móvel colocada no sistema, à força fica reduzida à metade, esta é uma vantagem.
Talha Exponencial: O acréscimo sucessivo de polias móveis e uma fixa.
Com uma polia móvel, a força necessária para equilibrar a carga é dividida por dois ().
Com duas polias móveis, a força necessária é dividida por quatro ().
Com três, é dividida por oito (), e assim sucessivamente.
Força motora(): que corresponde a força que se aplica à máquina.
Força resistente (): é a força a ser equilibrada ou superada pela força motora, podendo estar aplicada em um ponto diferente.
Vantagem mecânica (Vm): exprime a existência ou não da redução de esforço.
Vm =

Material Utilizado: Foi utilizado tripé, haste, fio, polias e pesos. No primeiro experimento foram utilizadas uma polia fixa, no segundo, uma polia móvel e uma polia fixa,e no terceiro, uma polia fixa e duas polias móveis.
Procedimentos:
Primeiro experimento - Uma roldana fixa:
1. Após o equipamento montado utilizando apenas uma roldana fixa, colocar 2 pesos de 0,5N de um lado (Fre) e equilibra-lo com

Relacionados