FISCAL
Suas principais funções e atribuições são:
Enquadramento da empresa no sistema tributário: simples nacional. Lucro presumido, lucro real, lucro real estimado;
Apuração dos impostos: Simples, ISS, ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL;
Apuração de impostos retidos na fonte (IRRF, INSS, ISS, PIS/COFINS/CSLL);
Escrituração de Livros Fiscais: Livro de Entradas, Livro de Saídas, Livro de Registro de Apuração de ICMS;
Escrituração livros fiscais serviços prestados e tomados;
SPED fiscal e SPED contribuições; e
Preenchimento e entrega de demonstrativos: DACON, Sintegra, DASN, DCTF, DIMOB.
Este setor se houver sistemas integrados, ou opção de Nota Fiscal Eletrônica ou SPED – Serviço Público de Escrituração Digital deve ser assistido por profissional da área com conhecimento da legislação fiscal seja federal, estadual ou municipal, possibilitando sua atualização com o cumprimento de todas as obrigações tributárias.
Com o advento da tecnologia e dos sistemas eletrônicos de emissão de nota fiscal, possibilita a empresa a uma redução drástica de custos obtendo maior transparência desse setor.
Na ocorrência de cadastro sincronizado ou do SPED, esse setor tem grande importância mesmo estando informatizado, o que possibilita uma melhor resposta a empresa e a gestão empresarial.
Anteriormente esse setor tinha um volume maior de trabalho, mas com a informatização inserida na gestão empresarial e por força de sistemas fiscalizatórios oriundos de diversos órgãos públicos, tem realmente amenizado as atividades desse setor, o que não lhe tira sua importância, mas sim lhe imputa maior grau de responsabilidade.
Sua importância se faz presente quando trata sobre o Planejamento Tributário