FIS Relat Rio 1
Resumo
Cinemática é o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas (dinâmica). Geralmente trabalha-se aqui com partículas ou pontos materiais: corpos em que todos os seus pontos se movem de maneira igual e em que são desprezadas suas dimensões em relação ao problema. Assim, quando um ponto material movimenta-se segundo uma reta, em uma única direção, este movimento é unidimensional. O movimento retilíneo, por exemplo, é unidimensional.
Objetivo
A partir de medidas de deslocamento ‘s’ e de tempo ‘t’ de uma chapa sobre um trilho retilíneo de ar, o estudante deverá ser capaz de:
Escrever as expressões gerais relativas ao movimento de uma chapa num trilho de ar horizontal.
Escrever as expressões gerais relativas ao movimento de uma chapa num trilho de ar inclinado.
Comparar valores medidos e calculados para o movimento uniformemente variado.
Introdução Diz-se que o movimento de um ponto é uniforme em relação a um referencial S, quando nesse mesmo referencial o ponto se move com velocidade constante ou, equivalentemente, se a sua aceleração é nula.
A função horária do movimento uniforme é uma função do 1º grau em t:
onde v é diferente de zero. Então, de acordo com um referencial:
Se v > 0 temos MU (PROGRESSIVO).
Se v < 0 temos MU (MU RETRÓGRADO ou REGRESSIVO).
Alguns exemplos de movimento praticamente uniforme (existem variações de velocidade quase imperceptíveis) podem ser: uma gota de água descendo por um tubo cheio de óleo, uma escada rolante, um carrossel, um aro descendo por uma haste metálica ou uma viagem interplanetária (que é o único movimento constante que o homem consegue produzir). Além destes, existem outros movimentos.
A propriedade principal dos movimentos uniformes é que estes percorrem espaços iguais em tempos iguais.
Parte Experimental
Material Utilizado
Trilho de ar;
Cronômetro;
Portas fotoelétricas;
Turbina