fis exp
Alunos: Bruno Barbosa Oliveira 10/0094864 Grupo 02
Fábio Hissao Harada 10/24892
1- Objetivos: Verificar se há conservação do momento linear em uma colisão bidimensional não frontal entre duas esferas.
2- Material utilizado:
-Esferas de metal e de plástico.
- Trilho curvo com parafuso ajustável e fio de prumo na base.
-Papel Jornal.
-Papel carbono.
-Régua milímetrada, esquadro.
- Balança digital.
3- Procedimentos Com a balança, achamos as massas, para a de metal, massa 0,8 e para de plástico massa de 0,4. Ambos com erro de 0,1 g.
Com os matérias citados, nos preparamos para o experimento, colocamos o papel jornal no chão, fixado para não haver deslize do papel após os lançamentos, assim estragando a medição. Após isso, fizemos um lançamento teste, para verificar o ponto que deveríamos soltar as esferas do trilho inclinado, para elas não caírem fora do papel. Depois de termos feitos isso, ajustamos o papel com o trilho, lançamos a esfera metálica para traçar o eixo Y e seu tamanho, fizemos nosso eixo Y, traçamos o eixo X, sendo perpendicular (90°) ao eixo Y, e começamos nossos lançamentos, começando pela esfera metálica e depois a esfera de plástico. Após lançadas, com uma régua e um compasso, fizemos um círculo em volta dos pontos que as esferas marcaram, e o raio desse circulo, é o erro total das medidas. Assim achamos os seguintes dados:
Y
57 cm
Δ 0,7 y² 43,5 cm
Δ0,5
y¹
19, 5cm
Δ 0,7 x¹ 5,5 cm
Δ0,5
x²
14,5 cm
Δ0,7
Sendo, Y1 = o nosso eixo Y , y¹ = medida y da esfera metálica, y²= medida y da esfera de plástico, x¹= medida x da esfera de metal, e x²= medida x da esfera de plástico. Usando as fórmulas dadas pelo professor, em apoio para o experimento, calculamos a conservação. As formulas das são:
M1 Y= m1y¹ + m2y² e m1x¹ = m2x² Assim, encontramos os valores:
M1Y