Fireworks
O Fireworks é um editor de imagens de bitmap e desenho vetorial desenvolvido pela Macromedia, posteriormente adquirido pela Adobe. Suas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet, por isso inclui suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de possuir ótima compressão de imagens. A partir da versão MX, ganhou integração com outros produtos da mesma linha, Dreamweaver, Flash e Freehand.
Com a aquisição da Macromedia em 2005 pela Adobe, houve um choque entre os seus programas, Fireworks e ImageReady, Dreamweaver e GoLive, Freehand e Illustrator. Assim, o objetivo da Adobe foi em criar um conjunto mais poderoso de soluções para a criação, gerenciamento e entrega de conteúdo e experiências atraentes em múltiplos sistemas operacionais, dispositivos e mídias.
O desenvolvimento do ImageReady foi cancelado prevalecendo o Fireworks como editor gráfico para Internet.
Recursos
O Fireworks possui recursos que o fazem uma alternativa direta ao ImageReady. A diferença principal está no suporte a gráficos vetoriais, semelhante ao Adobe Illustrator, sendo o oposto do Adobe Photoshop que suporta primordialmente edita bitmaps tendo poucos recursos únicos para vetores.
A versão CS6 é a mais recente versão deste programa. Ele serve para rápidos protótipos de websites, aplicação de interfaces, entre outros. Com essa nova versão, ficou mais ágil praticar essas ações.
Menus acoplados
A partir da versão MX 2004, o Fireworks passou a exibir os menus de ferramentas mais organizados, acoplados. Eles podem ser ocultados e suspensos trazendo uma área de trabalho imediata mais limpa.
Toolbar
A toolbar (barra de ferramentas) contém 34 botões. Sendo deles, alguns com mini-menus que oferecem variações da ferramenta, chegando a marca de 68 itens quando contados todos os ocultos.
Painter tool
A pointer tool, ou ferramenta ponteiro, representada pela seta preta, possui duas variações:
Pointer tool: Seleciona o objeto que está